A Identidade Visual é o processo de definição e unificação do conjunto de imagens, cores, símbolos, logotipos, fontes e padrões visuais que irão representar graficamente uma determinada instituição e têm como objetivos principais transmitir a imagem da marca gráfica da organização e melhorar a padronização visual de documentos, peças gráficas, entre outros.
Uma empresa que apresenta peças bonitas para expor seus produtos ou serviços transmite a imagem de organizada e promissora.
A identidade visual é a primeira coisa que vem a cabeça do cliente ao pensar na marca, por isso ela é tão importante. Caso ela seja boa e bem elaborada, provavelmente junto com ela o cliente irá pensar em profissionalismo. Além disso, ela precisa ser sucinta e simples, para que facilmente o receptor perceba o significado do nome e os valores que a instituição pretende transmitir.
Mas o nome "identidade visual" não vem apenas do reconhecimento rápido da empresa e seus valores. O processo é assim chamado pois também é uma ferramenta pela qual se estabelece uma identificação e empatia com o público alvo. Por isso, é preciso que a empresa tenha total consciência para quem está direcionando seus produtos e qual fatia do mercado deseja atingir.
Com uma boa organização, esse instrumento pode aumentar relativamente a credibilidade da companhia, aumentando consequentemente, o número de vendas.
Agora você deve estar se perguntando como se constrói uma identidade visual boa e concisa. Para te ajudar, a Personalize N organizou alguns passos, que vamos citar a seguir:
Faça um Briefing
Como uma espécie de entrevista, o briefing é um documento usado para levantar pontos importantes para a produção de algo. Sem deixar passar nenhuma característica importante para empresa, as respostas obtidas por meio desse documento devem deixar claro a forma como a marca se posiciona, como ela quer se posicionar e ser vista.
Algumas perguntas (e respostas) que podem ajudar no processo de criação:
Além disso, um bom briefing também aborda questões relacionadas à produção daquela identidade visual, como:
Faça o brainstorming:
Do inglês “tempestade de ideias”, o brainstorm é, assim como o nome sugere, um momento em que são coletadas diversas ideias (das mais sofisticadas até as mais esdrúxulas), de diversas pessoas para solucionar um problema.
No caso de projetos como a criação de uma identidade visual de uma empresa, a técnica é bastante importante para encontrar possíveis modelos de marcas e saídas visuais que, de acordo com o que foi levantado até então, reflitam os interesses e posicionamentos da sua empresa diante do seu público.
Depois de colocadas todas as ideias no papel, selecione a melhor ou faça a fusão das que ficaram melhores.
Defina fonte, cor e estilo
Com tudo em mãos, é a hora de dar uma cara para aquilo que foi rabiscado até agora.
Para entender um pouco do que deve ser feito para conseguir julgar melhor as escolhas e o desenvolvimento do projeto, listamos alguns pontos que você precisa saber quanto à fonte, cor e estilo da sua identidade visual.
Além dessas definições, existem outras para os efeitos aplicados às formas geométricas, como, por exemplo, a inclinação, que pode passar a ideia de agilidade ou movimento — é bastante usada em marcas relacionadas a transporte ou esportes.
Com essas dicas, esperamos que você consiga montar uma identidade visual que carregue os princípios e objetivos da sua empresa.
Encontre diversas ideias para a formação da identidade visual da sua empresa em nosso site, http://produtospersonalizados.com.br/
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