Identidade visual é a personalidade da sua empresa
11/07/2016

         A Identidade Visual é o processo de definição e unificação do conjunto de imagens, cores, símbolos, logotipos, fontes e padrões visuais que irão representar graficamente uma determinada instituição e têm como objetivos principais transmitir a imagem da marca gráfica da organização e melhorar a padronização visual de documentos, peças gráficas, entre outros. 

         Uma empresa que apresenta peças bonitas para expor seus produtos ou serviços transmite a imagem de organizada e promissora. 

         A identidade visual é a primeira coisa que vem a cabeça do cliente ao pensar na marca, por isso ela é tão importante. Caso ela seja boa e bem elaborada, provavelmente junto com ela o cliente irá pensar em profissionalismo. Além disso, ela precisa ser sucinta e simples, para que facilmente o receptor perceba o significado do nome e os valores que a instituição pretende transmitir.  

         Mas o nome "identidade visual" não vem apenas do reconhecimento rápido da empresa e seus valores. O processo é assim chamado pois também é uma ferramenta pela qual se estabelece uma identificação e empatia com o público alvo. Por isso, é preciso que a empresa tenha total consciência para quem está direcionando seus produtos e qual fatia do mercado deseja atingir. 

         Com uma boa organização, esse  instrumento pode aumentar relativamente a credibilidade da companhia, aumentando consequentemente, o número de vendas. 

         Agora você deve estar se perguntando como se constrói uma identidade visual boa e concisa. Para te ajudar, a Personalize N organizou alguns passos, que vamos citar a seguir: 

Faça um Briefing

      Como uma espécie de entrevista, o briefing é um documento usado para levantar pontos importantes para a produção de algo. Sem deixar passar nenhuma característica importante para empresa, as respostas obtidas por meio desse documento devem deixar claro a forma como a marca se posiciona, como ela quer se posicionar e ser vista. 

           Algumas perguntas (e respostas) que podem ajudar no processo de criação: 

  • Por que a empresa precisa de uma identidade visual? 
  • Como você descreveria os seus produtos/serviços? 
  • Quais são os seus principais concorrentes? 
  • Como a empresa se difere dos concorrentes? 
  • Qual a faixa etária do seu público-alvo? 

         Além disso, um bom briefing também aborda questões relacionadas à produção daquela identidade visual, como: 

  • A empresa tem alguma cor que deve ser usada ou que precise ser evitada? 
  • Quais são as palavras que podem ser usadas para definir a empresa? 
  • Qual o prazo e o orçamento disponíveis? 

 

Faça o brainstorming: 

         Do inglês “tempestade de ideias”, o brainstorm é, assim como o nome sugere, um momento em que são coletadas diversas ideias (das mais sofisticadas até as mais esdrúxulas), de diversas pessoas para solucionar um problema.  

       No caso de projetos como a criação de uma identidade visual de uma empresa, a técnica é bastante importante para encontrar possíveis modelos de marcas e saídas visuais que, de acordo com o que foi levantado até então, reflitam os interesses e posicionamentos da sua empresa diante do seu público. 

         Depois de colocadas todas as ideias no papel, selecione a melhor ou faça a fusão das que ficaram melhores.  

 

Defina fonte, cor e estilo 

            Com tudo em mãos, é a hora de dar uma cara para aquilo que foi rabiscado até agora. 

         Para entender um pouco do que deve ser feito para conseguir julgar melhor as escolhas e o desenvolvimento do projeto, listamos alguns pontos que você precisa saber quanto à fonte, cor e estilo da sua identidade visual. 

  • Fontes: Fontes serifadas, compostas por traços e extensões no final das letras, passam uma mensagem de sofisticação e tradicionalismo, por isso, se o seu segmento for mais jovem e moderno, talvez não seja uma boa ideia usar alguma dessas. Por outro lado, as fontes sem serifa demonstram clareza, trazendo um conceito com mais simplicidade e não combinam muito com modelos de negócios mais sóbrios. 

 

  • Cor: Criar uma boa paleta de cores para a sua identidade visual é um dos trabalhos mais importantes e com maior representatividade comercial para a sua empresa. Capazes de criar sensações e despertar sentimentos, as cores são bastante poderosas e, por isso, devem ser estudadas antes de serem aplicadas. Existe uma base de significados mais simples que pode ser levada em consideração na hora de pensar na melhor cor para a sua marca:
  • Vermelho: paixão, perigo, energia. 
  • Amarelo: luz, calor, otimismo. 
  • Laranja: alegria, sucesso, vitalidade. 
  • Verde: saúde, liberdade, esperança. 
  • Cinza: neutralidade, estabilidade, flexibilidade 
  • Preto: elegância, formalidade, força. 

 

  • Forma: Assim como as cores, as formas também têm seus significados distintos e que devem ser explorados de acordo com os conceitos daquela marca.  
  • Quadrados: racionalidade, impessoalidade, neutralidade e objetividade. 
  • Círculo: absoluto, infinito, ilimitado, atemporal e inteireza 
  • Triângulo: crescimento, divindade, harmonia e proporção. 

           Além dessas definições, existem outras para os efeitos aplicados às formas geométricas, como, por exemplo, a inclinação, que pode passar a ideia de agilidade ou movimento — é bastante usada em marcas relacionadas a transporte ou esportes. 

 

        Com essas dicas, esperamos que você consiga montar uma identidade visual que carregue os princípios e objetivos da sua empresa. 

Encontre diversas ideias para a formação da identidade visual da sua empresa em nosso site, http://produtospersonalizados.com.br/

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