Embalagem é a primeira impressão do seu produto
04/07/2016

     Antes de começar a falar sobre os motivos da importância de uma embalagem, vamos nos colocar em uma situação simples. Ao chegar em um supermercado, vamos supor que você encontre uma prateleira cheia de produtos similares, mas você ainda não conhece nenhum, e consequentemente, não tem nenhum de sua preferência.O que te leva a escolher entre um produto e outro? Se você respondeu preço, vamos imaginar que todos tenham o mesmo preço, ou uma diferença de poucos centavos. O que te leva a optar por um produto agora? Com certeza, você respondeu embalagem.  

     A embalagem é a primeira impressão do produto. O principal elemento de conexão e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. Se a embalagem não for condizente com o produto, não chamar a atenção de quem o compra, a chance do consumidor não perceber o produto é muito maior. 

     Entre os atributos mais facilmente perceptíveis que precisam ser levados em conta são: praticidade, conveniência, facilidade de uso, conforto, segurança e proteção ao produto. 

     Além disso, o design agrega valor aos produtos ao adequá-los de forma eficiente aos propósitos e expectativas do consumidor, além de definir seu posicionamento no mercado. Estes valores podem ser emocionais, mas geram reflexos práticos bastante objetivos como percepção de funcionalidade, identidade, personalidade e, principalmente, fidelidade à marca. 

      Alguns cuidados ao desenvolver as embalagens devem ser tomados, dependendo do tipo de produto e de acordo com o perfil do cliente. Antes de tudo, a finalidade da embalagem é proteger o produto. Por isso, é preciso embalá-lo com segurança. As embalagens precisam ser lacradas para que o produto não chegue quebrado ou danificado às mãos do consumidor. 

     O segundo objetivo é de que a embalagem chame a atenção do consumidor. Por isso,  ela precisa ser agradável, bonita e discreta. Embalagens feias, extravagantes e mal feitas fazem o produto final perder todo o valor. Outro detalhe em que vale à pena apostar é a personalização do embrulho com a marca da loja virtual, valorizando assim o seu trabalho e o seu cliente, além da publicidade agregada. 

      O processo de elaboração de uma embalagem bonita, feita de acordo com os padrões de qualidade visando a satisfação do seu cliente, certamente renderá ao lojista grande retorno em termos de fidelização e recomendação, além de reconhecimento da loja virtual através da marca divulgada. 

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