O processo de impressão UV é um dos que mais tem crescido nos últimos anos. O processo serigráfico é igual às demais tintas, a diferença está no último processo, a secagem. As empresas que trabalham com tinta UV devem ter uma curadora (túnel) que emite alta radiação UV (controlado) em segundos para a secagem total da tinta. Por ser uma tinta que não seca ao ar, pode-se trabalhar com telas de poliéster bem fechadas, ganhando na qualidade na impressão.
O processo pode ser feito por serigrafia, flexografia ou off-set, e é diferenciado por ser capaz de adaptar a qualquer superfície e substrato, sejam eles flexíveis ou rígidos, lisos ou ásperos, mas desde que possuam ate 2,5 cm de espessura. Diversos materiais podem ser usados, como papel, vinil adesivo de PVC, polietileno, poliestireno, polipropileno, alumínio, couro, derivados de PU, lonas e vidros (lisos ou jateados).
A lista de benefícios, quando comparada aos procedimentos de impressão habituais é inúmera. A agilidade de impressão e secagem das peças já é um ponto positivo para a agilidade no recebimento do seu produto. Além disso, a tecnologia UV ainda propiciou a impressão em superfícies diversas, antes impossibilitadas. Por isso, hoje é possível ter as suas fotos em capas para celulares, ímãs de geladeira, quadros, dentre outros diversos produtos, com muita qualidade e excelente resolução.
Uma outra vantagem em optar por produtos que utilizam dessa tecnologia está diretamente relacionada aos cuidados com o meio ambiente. Isso porque a cura UV não leva solventes voláteis prejudiciais também à saúde, minimiza o retrabalho – que exige impressões diversas que serão descartadas após o ponto ideal de impressão. Nesse sentido, ela também favorece o meio ambiente devido a ausência de emissão dos compostos orgânicos, também conhecido como VOCs. Para completar, o processo exige um consumo de energia bastante inferior aos modelos padrão, economizando em ate 40% a quantidade de tinta, quando comparado a outros processos.
Devido a possibilidade de imprimir múltiplas camadas, a utilização da cura UV propicia a criação de texturas, volume, imagens em relevo e até mesmo de caracteres em braile.
A tecnologia UV chegou ao mercado serigráfico e de impressão digital no ano de 2001. Desde então, é facilmente identificável os motivos de ela ser a melhor do mundo. Afinal, ela beneficia o fornecedor, os clientes e o meio ambiente, cada um de uma forma.
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