A Tampografia é um processo de impressão indireta e encavográfica (baixo-relevo) que consiste na transferência de tinta do clichê (matriz) para a peça a ser decorada através do tampão. Antigamente, a tampografia era vista como uma arte de simples decoração e hoje se tornou um sistema de impressão muito eficaz capaz de imprimir em superfícies irregulares, côncavas, convexas, planas. É possível produzir uma arte em uma casca de noz, por exemplo. Sua grande vocação é para as impressões de pequenas áreas, mas com os avanços tecnológicos da tampografia e de seu desenvolvimento a nível industrial, é possível a impressão em áreas de até 300 x 300 mm.
A Tampografia está crescendo no mercado brasileiro devido à necessidade das empresas em melhorar seus produtos nos parâmetros visuais. Como a Tampografia é um processo muito antigo, existem muitas empresas que ainda usam em suas produções um sistema ultrapassado de gravação, como máquinas de tinteiro aberto que sujam o local e ainda são prejudiciais à saúde do operador; matrizes que são produzidas com químicos que poluem o meio ambiente e processos lentos ou manuais que fazem com que se perca muito tempo em limpeza ou setup.Nos dias atuais, a evolução já é uma realidade no setor Tampográfico. Já é possível encontrar sistemas totalmente ecológicos ou até mesmo robotizados, e a tendência é que nos próximos anos essa seja a única realidade da Tampografia, pois a visão mundial está voltada para a conscientização global da ecologia.
O funcionamento é bem simples: no sistema aberto, uma espátula empurra a tinta para o clichê e, ao retornar, raspa a tinta que sobrou com uma lâmina. Logo, a tinta fica apenas na parte em baixo relevo. Feito isso, o tampão de silicone desce até o clichê, tira a tinta e transfere para a peça. Já no sistema fechado, no lugar das lâminas entra um reservatório cilíndrico que fica em cima do cliché e por onde entra a tinta. A raspagem é feita pela bordado reservatório e a tinta que ficou no baixo relevo é transferida para a peça através do tampão de silicone.
As tintas para tampografia são compostas por Resina, Pigmento e Solvente. Devido a sua granulometria mais fina ela possui um resultado maior de cobertura. Ela se diferencia das tintas específicas para serigrafia que não são recomendadas para o uso em tampografia por não terem o mesmo resultado final na gravação.
Para cada tipo de material existe um tipo de tinta específico, que tem melhor resultado de aderência. Por isso, é imprescindível saber o tipo de material que será gravado, caso não consiga descobrir o tipo de material a melhor forma é fazer os testes de aderência.
O sistema é um exemplo em altíssima qualidade de impressão devido aos seus traços finos, á possibilidade de imprimir em qualquer superfície, á impressão contínua que evita parar para fazer ajustes e no baixo índice de rejeição das peças e na possibilidade de imprimir diversas vezes utilizando o mesmo clichê.
Para mais exemplos de produtos feitos com tampografia entre em nosso site, http://produtospersonalizados.com.br/
Produtos personalizados para casamentos
07/05/2018Tapetes e capachos personalizados
01/01/2018Personalizando agendas e calendários
01/12/2017O que é Hot stamping?
11/04/2016Produtos personalizados para atléticas
01/01/2017Gravação em baixo relevo
30/05/2016Flexografia e clichê de impressão
14/07/2016